quinta-feira, 30 de abril de 2009

Guaraná em pó é uma droga?

Droga é toda e qualquer substância que de alguma forma causa alteração nos sentidos e/ou dependência de consumo. Diante disso, o pó de guaraná pode ser considerado uma droga?
Não necessariamente, tendo em vista que as substâncias que o constituem são basicamente a teobromina (presente também no chocolate) e a cafeína, seus efeitos não são tão graves quanto o consumo exagerado de café ou trufas de chocolate.

Não é possível afirmar que o guaraná vicia, no entanto, o organismo se acostuma com ele e, quando sente falta, reclama. Isso ocorre porque a teobromina e a cafeína ativam as dopaminas (neurotransmissores cerebrais que deixam a pessoa acordada e mais agitada). Quando se faz uso prolongado do guaraná em pó, o cérebro passa a precisar de uma quantidade cada vez maior de dopamina.

Muitos jovens fazem uso exagerado da substância para aproveitar o tempo que tem, principalmente em época de vestibular. Na tentativa de obter mais conhecimento através do estudo prolongado, o jovem toma guaraná em pó e outras substâncias para manter-se acordado durante a noite. Ação que agride o organismo e que pode causar forte dependência da dopamina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário