sexta-feira, 8 de maio de 2009

A Linguagem Pascal

A Linguagem Pascal destina-se à programação de computadores. Seu nome trata -se de uma homenagem ao matemático e filósofo francês, Blaise Pascal (1623-1662), criador da primeira calculadora mecânica. Esta linguagem foi desenvolvida por volta de 1968, por Niklaus Wirth, no Technical University, em Zurique, na Suíça, com o objetivo de ensinar aos seus alunos a programar em ALGOL e PLI. Desde então, as qualidades da Linguagem Pascal vêm sendo universalmente reconhecidas.

A criação da Linguagem Pascal teve por objetivo a obtenção de uma linguagem simples, capaz de
incentivar a confecção de programas claros e facilmente legíveis, favorecendo a utilização de boas técnicas de programação. Suas características foram criteriosamente escolhidas visando a permitir a obtenção de programas confiáveis, modularizados e bem estruturados, processáveis por compiladores compactos, eficientes e econômicos.

Sob outros aspectos, a Linguagem Pascal inovou, em relação às linguagens existentes até então, ao apresentar e utilizar outros conceitos: criação de novos tipos e subtipos dentro de um programa;
manipulação de tipos enumeráveis; a estruturação de dados, que permite criar e manipular, além de arranjos, também registros, conjuntos e arquivos; a alocação dinâmica de variáveis, com o auxílio de ponteiros; declaração de identificadores para constantes: utilização de procedimentos que lêem e escrevem em campos individuais em vez de registros completos, uso de procedimentos e função recursivos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário